Modelos de Base Cibernética

Modelos de Base Cibernética

Os modelos cibernéticos são todos aqueles que integram a retroacção ou feedback como elemento regulador da circularidade da informação, tendo o campo da cibernética sido desenvolvido por Norbert Wiener, sendo considerado por este como uma área interdisciplinar, abrangendo «todo o campo da teoria do controlo da comunicação, na máquina ou no animal» como faz referência VAZ FREIXO (2006, p. 347).

1.1.Modelos de Comunicação Interpessoal
Os modelos de comunicação interpessoal inspiraram-se claramente no modelo Cibernético de Retroacção, considerando também importante os conceitos de redundância, entropia e ruído e traduzem uma comunicação numa situação de interacção face-a-face, consistindo em eventos de comunicação oral e directa.


1.2.Modelo de Comunicação Interpessoal de Schramm
O modelo de comunicação de Schramm dá uma nova dimensão aos modelos lineares introduzindo-lhes precisões suplementares. Para Schramm o processo comunicativo é interminável, pois nós recebemos e transmitimos informação constantemente e de forma interminável.
        Schramm apresenta emissor e receptor como sendo ambos capazes de “codificar e descodificar”, as mensagens, interpretando-as com o objectivo ou não de as emitirem após a sua recepção.


Numa situação de comunicação interpessoal a noção de feedback assemelha-se à de “reacção” pois o receptor reage e codifica a mensagem em função do que recebeu, existindo também um feedback que provém da comunicação não verbal.

Graficamente Schramm chega à noção de transceiver idêntica à de Emerec, segundo Cloutier.     


1.3Modelo Circular de Jean Cloutier
No modelo circular de Jean Cloutier a palavra “EMEREC”, na sua obra “A Era de Emerec, ou a comunicação áudio-scripto-visual na hora dos self-media”, significa indivíduo como emissor e receptor de informação (Vaz - Freixo: 2006, p. 352).
Segundo Vaz Freixo (2006, p. 354) o esquema de Emerec comporta três elementos gráficos:
1ºEmerec, significa a pessoa que recebe e emite informação, o que
significa personificar o carácter de emissor e de receptor de cada homem.
2º As noções de Linguagem e de Mensagem, são indissociáveis, e a linguagem permite encarnar uma mensagem, sendo esta simbolizada pelo contorno do losango, enquanto a mensagem é representada por toda a superfície do losango. A segunda parte da Era de Emerec, é consagrada ao estudo das linguagens, tornando-se compreensível a distinção entre a mensagem emitida e recebida, estando só completa quando é compreendida por outro medium.
3º O Medium, ou meio, é um intermediário que transporta as mensagens no espaço e no tempo, representando a forma gráfica a capacidade de receber mensagens, sendo a entrada ou input, e a saída o output, sendo muito semelhante a qualquer modelo de comunicação (Vaz Freixo, 2006, p.354).



Exemplo:
No processo educativo o feedback é essencial para os alunos compreenderem a matéria, porque questionam e obtém resposta.
O feedback distingue informar de comunicar e permite considerar o receptor como uma realidade autónoma.
O professor deixa de ser o sábio emissor que transmite a sua ciência aos alunos e estes deixam de ser passivos e reagem ao emissor, tornando o conhecimento mais flexível e fácil de adquirir.