sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os modelos de comunicação e as correntes de investigação

          Um modelo é como um mapa, representa uma forma ideal, pelo que nos modelos de comunicação abordados, estes não podem confundir-se com a realidade, nem mesmo com a imagem espelhada desta. Por outro lado, também não há um modelo que se possa considerar o modelo completo e definitivo de alguma coisa que ele represente.
          Segundo Vaz Freixo (2006, p.337) modelo de comunicação consiste numa descrição simples e consciente “sob a forma gráfica” de uma parte da realidade, procurando mostrar os elementos principais de uma “ estrutura ou processo” e as suas relações permitindo o seu estudo.
           Como afirma Hawes apud VAZ FREIXO (2006, p. 19) «Uma teoria apresenta-se como uma explicação e um modelo como uma representação».
De forma a objectivar o estudo dos modelos de comunicação estes foram agrupados em quatro grandes categorias, inscrevendo-se vários autores em cada uma delas.
            Assim, na sua obra, Vaz Freixo aborda os Modelos de Base Linear ou de Informação, os Modelos de Base Cibernética ou Circulares, Modelos de Comunicação de Massas e os Modelos Socioculturais ou Culturais.